Acontece de 08 a 12 de novembro, em Salvador e Santo Amaro da Purificação, o I Encontro das Culturas Negras. Uma iniciativa do Governo do Estado que reúne em sua programação mesas temáticas, oficinas e programação cultural. Uma série de ações em prol da memória e consciência negra.
Em Santo Amaro a programação está prevista para acontecer no último dia (12), com presença do Cortejo Afro de Salvador e do Samba de Dona Nicinha.
O evento pretende dar início à “Década Afro Descendente”, tornando-se um grande encontro anual das culturas negras existentes no Brasil, nas Américas e no mundo, reunindo criadores, artistas, intelectuais, profissionais da cultura, gestores culturais, pesquisadores, parlamentares, lideranças e representações do movimento cultural negro.
Estarão presentes no encontro o jornalista, sociólogo e professor Muniz Sodré, o especialista em cultura afro-brasileira e diretor do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra da Fundação Palmares, Carlos Moura, além de Joel Zito Araújo, Jaime Sodré, Simon Njami, Paulo Miguez, Chico César, Emanuel Aráujo e Liv Sovik. Juntos vão debater temas como “Culturas negras no mundo contemporâneo”, “Culturas negras no Brasil hoje”, “Carnavais negros nas Américas” e “Diversidade das Culturas Negras da Bahia”, que acontece em Salvador, de 8 a 10 de novembro.
Em Santo Amaro, a programação acontece no Teatro Dona Canô e na capital da Bahia acontece no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, auditória da Faculdade de Medicina da Bahia, praças e largos do Pelourinho e Escola da Dança da Funceb.
Confira programação cultural aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário