sábado, 12 de março de 2011

Cachoeira comemora 174 anos de emancipação

Cachoeira tornou-se uma cidade de grande importância
no cenário nacional após sua emancipação.

Foto: Lorena Morais
Cachoeira comemora neste domingo, 13, 174 anos de elevação à categoria de cidade. A festa de aniversário será promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo e Câmara de Vereadores e contará com apresentações culturais, cívicas e esportivas no fim de semana.

A programação cultural teve início ontem (11), com a abertura da Feira de Artesanato localizada à Praça da Aclamação. Seu funcionamento será até amanhã, das 9 às 17 horas.

O projeto esportivo, realizado na Quadra Esportiva Municipal, conta com torneios de futsal sub – 12, sexta-feira às 19 h e futsal sub – 15, sábado às 19 h, além dos torneios de vôlei e basquete neste domingo, às 8 h.

No Palco Oficial da Feira do Porto, orla da cidade, será promovido também as festividades com diversas atrações musicais, que inciam neste sábado (12), a partir das 21h.

A celebração cívica da Câmara de Vereadores terá início às 8h do domingo (13), com a solenidade de hasteamento das bandeiras. Logo após será realizado o Culto Ecumênico e em seguida Sessão Solene às 9h30min, com palestra do arquiteto Francisco Soares Senna.
Para finalização, um Cortejo de Arte sairá pelas ruas da cidade com a presença de grupos e artistas populares do município.


Elevação a cidade

A Vila de N. Sra. Do Rosário de Porto da Cachoeira foi criada em 29 de janeiro de 1698 e devido a intensidade de seu movimento comercial - crescimento de exportações, fluxo de pessoas para registro de documentos e pendências judiciais, acelerando o progresso da vila - os habitantes faziam constantes apelos de emancipação ao Presidente da Província, Francisco de Souza Paraíso.

Embora o ato tenha sido retardado por muitos anos, em 13 de março de 1837 foi criada a lei nº 43, de elevação de Cachoeira a categoria de cidade, com a denominação de “Heróica” Cidade da Cachoeira e declarando no Art. 2º a festividade Nacional no Município   no dia 25 de Junho.

Depois de sua emancipação, a cidade viu seu comércio florescer e suas exportações continuavam em expansão.

Atrações musicais - Palco da Feira do Porto:

Sábado (12.03)
21:00 – Jahn Black
23:00 – Pablo do Arrocha
01:00 - Banda Caldeirão
03:00 - Agita Samba

Domingo (13.03)
14:00 – Esmola Cantada
16:00 – Samba da Roda Filhos do Caquende
18:00 – Samba de Roda da Suerdick (D. Dalva)
20:00 – Jauperi
22:00 – Parangolé
00:00 – Axé Mais

Um comentário:

A Estoria da História disse...

Gostei do Blog e da MAtéria: Cachoeira comemora 174 anos de emancipação
Parabéns
Alan Cardoso

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails