terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Nos vemos na "25" *

Lorena Morais
lorenamorais01@hotmail.com

A Praça 25 de Junho, na cidade de Cachoeira, abriga pessoas de diversas tribos como ponto de referência para encontros casuais - o que é comum em cidades do interior. As noites na “25” - popularmente falando - são bastante animadas, principalmente nos finais de semana e feriados. Casais, grupos familiares, adultos, jovens e universitários se reúnem no centro da praça - nas mesas e cadeiras localizadas praticamente no “meio da rua” ou no interior dos bares, que quase sempre estão cheios - para beber a tradicional cervejinha gelada, bater um papo, paquerar. Enfim...

Frequentadores da praça consideram a noite na “25” umas das melhores do interior da Bahia. Um deles, Eliandson Santos, estudante universitário nos respondeu ser uma noite tranquila. “A maioria das pessoas vem se divertir. O pessoal que frequenta preza sempre pela paz. Eu acho um lugar bem legal”, disse-nos então. Mas nem sempre as noites foram tranquilas. Teve épocas em que carros com sons potentes disputavam um espaço na devida praça, ocasionando muitas vezes atritos, brigas e uma evidente poluição sonora no recinto. Evidências apontam que poluição sonora na praça contribuiu para o desabamento do cinema. A presença do módulo policial próximo ajuda no controle dos volumes dos carros, pondo em vigor a lei de trânsito que proíbe a presença de sons que venham a incomodar – afinal, mesmo que poucos, existem residentes instalados na Praça 25 de Junho. É permitido somente som ambiente e no interior dos bares. Também foi instalado na devida praça, pequenas muralhas que proibem a circulação de carros e que que é alvo de polêmicas e questionamentos: Será que é justo restringir o acesso à Praça 25 de junho só para pedestres?

Leandro Morais - que visita a cidade em épocas de feriado - gosta da agitação provocada pelos carros e diz: “O som dos carros elevam o ânimo das pessoas e tiram a monotonia do ambiente provocada às vezes pelo baixo fluxo de pessoas e o mau atendimento dos comerciantes locais”.

Gostando ou não da agitação provocada pelos sons e fluxo de pessoas, a Praça 25 de junho é um dos ambientes lazer de tribos da sociedade cachoeirana e cidades vizinhas.



* Matéria original publicada no blog COM/ART 2 e com contribuição de Leomir Santana.

Um comentário:

Toni Caldas disse...

"A 25 abriga?!" Nossa Lore, passamos muito tempo por lá, mas 'abrigar' acho que tem um sentido meio que amplo demais, não? [rs]

Mas então, quanto a pergunta da restrição dos pedestres: acho que deve ser proibido sim! Com tanto álcool e gente perambulando carros transitando seriam um risco e tanto!

A matéria tá show!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails