sábado, 30 de julho de 2011

Cachoeira realizou 2ª Conferência Municipal de Saúde com cerca de 30 propostas aprovadas

Trabalhadores, gestores, prestadores da saúde e representantes da sociedade civil estiveram presentes na 2ª CMS 
O secretário de saúde Mamede Dayube fala na
mesa da abertura da 2º CMS. Foto: Percival Rodrigues
Com tema central “Todos usam SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”, a conferência foi realizada na última quarta-feira, em Cachoeira - no Clube de Campo, região da Faleira – , pela prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde.

Os participantes foram divididos em grupos com três subtemas (acesso e acolhimento, controle social e integralidade no SUS) para levantar propostas de políticas públicas para a saúde. Cerca de 30 propostas foram aprovadas, dentre elas plano de cargos e salários, criação de ouvidoria do SUS, ampliação de programas de saúde, criação de fóruns, desenvolvimento de ações em saúde e meio ambiente, entre outras.

A abertura contou com a presença do prefeito da cidade, Fernando Antônio Pereira e seu vice, do secretário municipal de saúde, Mamede Dayube, gestores da saúde e  representantes da 31ª DIRES (Diretorias Regionais de Saúde). Logo após o palestrante Renato Ato Batista, secretário de saúde da cidade de São Félix falou sobre o “Financiamento do SUS” e a participação da união, estado e municípios no financiamento da saúde. A segunda palestrante, Tatiana Maria Souza, coordenadora da Política Estadual de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia discutiu “Acesso e Acolhimento no SUS: desafios na construção de uma política saudável e sustentável”.

A discussão dos eixos para o levantamento de propostas
foram divididos em três grupos.
Foto: Lorena Morais
Após a plenária final foram escolhidos 4 delegados (1 trabalhador; 1 prestador da saúde e 2 usuários da sociedade civil) para representar o município e levar propostas para a 8ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada do dia 12 a 15 de setembro, em Salvador.

Sobre as conferências de saúde

De acordo com o portal do Ministério da Saúde, as conferências são “espaços destinados a analisar os avanços e retrocessos do SUS e a propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde”. Elas acontecem de 4 em 4 anos e são realizadas nas esferas municipal, estadual e nacional, respectivamente e contam com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade. As discussões mais amplas serão levadas como propostas para a Conferência Nacional, que está na 14ª edição - prevista para acontecer de 30 a 4 de dezembro deste ano.

Os eixos pretendem debater o acesso e acolhimentos através da “política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; participação da comunidade e controle social e gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde)”.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails