segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Festa do Bonfim em Muritiba: Tradição e criatividade no cortejo das lavagens


Igreja de Senhor do Bonfim, em Muritiba. Foto: Any Manuela Freitas
A Festa de Senhor do Bonfim, no município de Muritiba, tem uma tradição de mais de 200 anos. Ela surgiu apenas como uma festa religiosa e aproximadamente na década de 70 a população começou a se manifestar profanamente, marcando o início das lavagens – ternos animados por charangas que desfilam durante todos os dias da semana pelas ruas da cidade.
Os caretas e os cães são as figuras mais tradicionais da lavagem. Os caretas chamam atenção porque se vestem com roupas confeccionadas minuciosamente pelos próprios jovens da cidade; já os cães são pessoas que pintam o corpo todo de óleo diesel queimado. Grupos de amigos também se reúnem e produzem diversas fantasias criativas.
As lavagens têm semelhança com as tradicionais festas de rua de cidades do Recôncavo, como Festa d’Ajuda em Cachoeira, as caretas de Saubara e Acupe, o carnaval de Maragojipe etc.
Desde o dia 26 de janeiro uma multidão ganhou as ruas na saída de cada cortejo. A lavagem finalizou neste domingo, 3 de fevereiro, com a saída também de blocos individuais pelas ruas da cidade.

As caretas fazem parte da tradição da Festa do Bonfm em Muritiba. Foto: Marília Marques
As caretas
O estudante universitário, Vinicius Zacarias, 19, é um dos foliões que confecciona a fantasia de careta. Ele diz que fez sua primeira fantasia foi aos 12 anos e aprendeu com os amigos. Para confeccionar ele diz que precisa de muita dedicação, pois é um trabalho minucioso. “Primeiramente tem que se ter uma calça e uma camisa de manga longa com capuz. Depois você vai furando com o auxílio de uma tesoura toda a roupa, com furos pequenos e muitos próximos uns dos outros. Depois de feito isso, é necessário ter retalhos de roupas cortados em forma de retângulos, aí vai retalho por retalho amarrando nestes furos da roupa. Quando mais retalhos tiverem, melhor fica a fantasia de careta, por ser bastante volumosa”, explica Vinicius.
Ele fala que na sua época de infância, crianças e adolescente juntavam retalhos de roupa durante todo o ano para a confecção das fantasias, mas que atualmente as roupas são feitas com tecido TNT.
Grupos de crianças e jovens se programam para confeccionar as roupas, mesmo com muito trabalho. E que dão um colorido especial à festa. “Esse tipo de trabalho demora, mais ou menos um mês para confeccionar. Depois de pronto, cheia e volumosa de retalhos, coloca a mascara de monstros e está pronta a roupa de careta”, conta Vinicius.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails