sábado, 1 de dezembro de 2012

Cachoeira: Caminhada chama atenção para a importância da luta contra a Aids


A manhã desta sexta-feira (30) em Cachoeira foi para relembrar a importância da luta contra a Aids. Através da II Caminhada do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, sob coordenação da Equipe de Saúde da Família da Unidade Aristides Novis – Rua da Feira, profissionais de saúde e sociedade civil foram às ruas falar do risco de contração do vírus HIV, preconceito da doença, importância do uso do preservativo na relação sexual, entre outros cuidados.

Durante o percurso, funcionárias da saúde vestidas de baianas distribuíram preservativas gratuitamente. A caminhada contou com a presença dos Desbravadores, alunas e professora da Academia Vida Ativa da Prefeitura Municipal de Cachoeira, funcionários do Centro de Referência à Assistência Social (CRAS), agentes comunitários de saúde, membros do Grupo Gay de Cachoeira, profissionais da saúde e sociedade civil, que foram animados por uma charanga. O evento contou com o apoio do comércio e Secretaria Municipal de Saúde.

A caminhada contou com a presença de representantes de entidades públicas municipais, grupos de militância e sociedade civil. Foto: Lorena Morais 
Vestida de baiana, a funcionária da saúde Ana Lúcia distribuiu preservativos e chamou atenção para a importância do sexo seguro. Foto: Lorena Morais

O dia de luta contra a Aids é comemorado mundialmente em 1º de dezembro. Segundo Cátia Fernandes, enfermeira coordenadora da unidade, essa foi a maneira encontrada para chamar atenção da comunidade e relembrar o dia. “Nossa equipe entendeu, que como profissionais de saúde, seria o nosso papel mobilizar as pessoas contra risco da AIDS, que é uma doença que não tem cura”, diz. A caminhada está sendo realizada pelo segundo ano consecutivo e ela espera que faça parte do calendário de campanhas do município.

Um boletim divulgado pelo Governo Federal neste mês de novembro, alertou que 135 mil pessoas são portadoras do vírus HIV, causador da doença, mas desconhecem o diagnóstico. Em Cachoeira, o teste do HIV é gratuito e pode ser feito nas unidades de saúde do município.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails