quarta-feira, 18 de maio de 2011

Associação de moradores em Cachoeira cria projeto de reciclagem de óleo para fazer sabão



A associação tem pretenções de expandir o projeto e
já experimenta a fabricação de sabão em pedra.
Crédito: Janaína França.
A Associação de Moradores do Morumbi – AMM – realizam há um mês o projeto de reciclagem de óleo de cozinha para fabricação de sabão detergente.
A iniciativa surgiu de um coletivo de moradores do bairro, que questionaram como poderiam gerar emprego e preservar o meio ambiente.
Ao realizar pesquisas, decidiram fabricar sabão, que é uma produção prática e de fácil retorno feita com óleo de cozinha usado e outros componentes.
“Pensamos um projeto em que a socidade tivesse responsabilidade ambiental e pudesse gerar emprego sem depender de órgãos públicos”, enfatizou o presidente da associação, Abimael Araújo, conhecido como Dum, que durante quatro meses tomou um curso de produção de sabão via internet e trabalhou junto com a comunidade no projeto experimental.
Com a concretização do experimento, o grupo começou a fabricar o sabão para a comercialização na cidade. Sete pessoas trabalham, entre produção e venda. Maria de Lourdes e Walter de Jesus estão à frente da produção. Ele estão tão envolvidos no projeto que esperam abrir uma fábrica com a ampliação do investimento.
O sabão detergente, usado para lavar louça, é vendido a R$1 em uma garrafa de água mineral de 500ml, por uma equipe nas ruas. O valor foi estabelecido através da cotação do preço médio dos detergentes vendidos no mercado. O lucro das vendas deve ser dividido em partes iguais para todos que trabalham no projeto.
Como doar
A doação dos materiais para a fabricação pode ser feita na sede da associação, localizada no bairro do Morumbi, em Cachoeira, de segunda a sexta-feira em horário comercial ou solicitar a coleta do material a um dos integrantes do projeto. São recolhidos óleo de cozinha usado e garrafinha de água mineral de 500ml.

Um comentário:

Enádio Careca. disse...

SONHO QUE SE SONHA SÓ, É SÓ UM SONHO, MAS SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE.

HOSPITAL GERAL DO RECÔNCAVO, VAMOS ADERIR A ESTA CAMPANHA JÁ ! maragojipe na veia www.enadiocareca.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails