A campanha de vacinação contra a poliomielite – paralisia infantil – teve início na semana passada na Bahia e a primeira dose tem o seu dia nacional no próximo sábado, 18, com abertura dos postos de saúde e pontos de vacinação.
A vacina é dada a crianças de zero a menores de 5 anos, que este ano receberão também o reforço da tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola e será estendida a crianças de até 6 anos de idade, mesmo se já foram vacinadas.
Em Cachoeira, a campanha será intensa devido ao recesso dos festejos juninos na cidade, que faz com que os posto funcionem até o dia 17, mas a campanha também será realizada no sábado. A Unidade de Saúde da Família Izidro Lôbo vai dividir cada dia da semana para a vacinação em pontos estratégicos na área de atuação dos agentes de saúde, que ficarão responsáveis pela divulgação.
“Vamos pegar essa semana para agilizar a vacinação e até o sábado chegar a pelo menos 50% da meta a ser atingida na campanha”, destaca a enfermeira-chefe Verusca Calil. A unidade de saúde deve vacinar aproximadamente 250 crianças até o final da campanha.
Duas vacinas
A estratégia de associar as duas vacinas é feita a cada quatro anos e este ano acontece com atencedência nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas porque são mais populosos e apresentam coberturas de vacinas abaixo da média do país, segundo justificou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Desde o início do ano foram confirmados dez casos de sarampo no Brasil, importado de outros países. Em relação à poliomielite, o Brasil é considerado livre. A segunda etapa da campanha será no mês de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário