quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Com nota baixa em curso, UFRB cria plano de providências para cumprir exigências do MEC


Diante do resultado insatisfatório obtido pelo curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) -campus de Amargosa - apresentado pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) , a instituição diz que criou um “Plano de Providências” para obedecer as exigências do Ministério da Educação (MEC) e melhorar a estrutura da universidade e curso. A medida foi criada após reunião da Pró-Reitoria de Graduação com o Colegiado do curso de Matemática em dezembro do ano passado, de acordo com informações da assessoria de comunicação.

Entre os pontos incluídos na elaboração do plano estão: realização de concurso para docente, análise das provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) pelos docentes do curso; a aquisição de equipamentos para o laboratório de ensino de matemática; a revisão do projeto pedagógico do curso; a ampliação dos espaços públicos físicos destinados ao laboratório de ensino de matemática e ao laboratório de informática; implantação do programa de tutoria acadêmica; aquisição de bibliografia e a realização do encontro de matemática.

Campus de Amargosa da UFRB. Foto: Ascom/UFRB

Kaique Botelho, 21, estudante do 8º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, diz que o curso deixa a desejar nos critérios gerais da universidade. “A universidade é nova, ainda está se ajeitando. O nosso laboratório de matemática funciona em um espaço provisório. No centro existem três cursos que estudam disciplinas de cálculo e o acervo não garante que todos os alunos tenham acesso aos livros”, diz. Kaique também acredita que as notas do Enade possam ter sido um dos motivos da nota baixa no conceito. “Muitos ingressam na universidade sem nenhuma aptidão para a área na qual está inserido e acaba por ter baixo rendimento no Enade”, opina.

O vestibular para o curso de Matemática da UFRB não será suspenso durante as inscrições para o Sisu deste ano. No entanto, a universidade terá de 60 a 180 dias para cumprir as exigências do Ministério da Educação. A avaliação foi dada pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC), referente ao ano de 2011 e foi divulgada nesta terça-feira (8), no Diário Oficial da União.

O CPC avalia o rendimento dos alunos, a infraestrutura e o corpo docente das instituições de ensino superior no país. A distribuição da nota é dada da seguinte forma: desempenho dos estudantes representa 55% do total, infraestrutura conta com 15%, e o corpo docente, 30%. A quantidade de mestres pesa em 15% do total da nota dos docentes; a dedicação integral, 7,5% e o número de doutores, também 7,5%. Confira a lista completa dos cursos - clique aqui.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails