segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Escola de capoeira angola abre inscrições gratuitas à crianças e jovens em São Félix

Roda de rua realizada pelo grupo Angoleiros do Sertão, em Feira de Santana.
Crédito da foto: Elza Montal

A Escola de Capoeira Angola "Angoleiros do Sertão" abre inscrições gratuitas a partir deste mês à crianças e jovens de 7 a 18 anos, devidamente matriculados em escola pública, e que tenham interesse em participar do núcleo que atua em São Félix. 

Os candidatos devem preencher uma ficha de inscrição - seguida de autorização dos pais ou responsáveis -, que está disponível na Casa da Cultura  Américo Simas, de terça a quinta-feira, das 17 às 19 horas ou em escolas da cidade.

A iniciativa  do projeto partiu do núcleo "Angoleiros do Sertão” , em São Félix, e tem financiamento da Prefeitura Muncipal de São Félix, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. Essa união possibilita a participação gratuita de crianças e jovens oriundos de escola pública na capoeira e fortalece o compromisso de formar cidadãos através da educação e cultura popular.

Capoeira Angola

A capoeira angola é um estilo de capoeira mais antigo, oriundo da época da escravidão. O jogo possui  ritmo musical lento e golpes mais rasteiros.

A escola “Angoleiros do Sertão” surgiu na década de 1980. Criada pelo Mestre Cláudio Costa, na cidade de Feira de Santana, na Bahia, o grupo também está presente em diversas cidades do estado de São Paulo, como Paraguassu Paulista e Marília. Já atuou fora do país, como na Escócia e atualmente matém um núcleo na cidade de Helsinki, capital da Finlândia. 

Para o Mestre, a parceria com a Prefeitura Municipal ajuda a firmar ainda mais o núcleo na cidade, já que ele considera sua relevância cultural e histórica na região.

As aulas são ministradas de terça a quinta-feira, das 17 às 19 horas, pelo professor Oriquerê, que além de oferecer as aulas de capoeira, vai fazer um apanhado histórico da capoeira no Brasil através de palestras, documentários e música.

Maiores informações com os integrantes do Núcleo “Angoleiros do Sertão” em São Félix, na Casa da Cultura Américo Simas, no horário das aulas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails