sexta-feira, 27 de julho de 2012

Obras de restauração da Igreja Matriz e Cine Teatro Glória foram inaugurados em Cachoeira


A Igreja Matriz possui o maior painel
de azulejos fora de Portugal.
Crédito: Roberto Abreu
Os painéis de azulejos portugueses da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e o prédio do Cine Teatro Glória foram entregues à comunidade de Cachoeira na manhã dessa sexta-feira, 27, em uma cerimônia que contou com a presença da ministra do Estado de Cultura, Ana de Hollanda; o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim; o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando de Almeida e o superintendente do órgão na Bahia, Carlos Amorim; o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gregório Paixão, autoridades civis e de todas as instâncias dos governos e a comunidade local.

Os azulejos do interior da igreja são um dos mais importantes do país, datados de 1750. Cerca de 13 mil peças foram restauradas uma a uma em um processo que teve várias etapas e durou um ano e meio. Os painéis das paredes da nave têm altura aproximada de cinco metros e os da capela mor chegam a três metros e meio. As imagens representadas possuem caráter pedagógico e transmitem valores e preceitos ensinados pela igreja católica.

“É um patrimônio nosso, é um patrimônio da cidade e merecia toda essa recuperação. Cachoeira é uma cidade que teve muito investimento em recuperação de imóveis públicos e privados por causa desse patrimônio. A igreja e a cidade têm recebido uma atenção muito especial do Governo Federal, do IPHAN e no Ministério da Cultura”, afirma Ana de Hollanda.

Igreja Matriz

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Crédito: Roberto Abreu
Além do revestimento em azulejo das paredes da igreja, forros em abóbadas recobrem a nave e capelas, obras talhadas em pedras de lioz compõe o cenário da igreja, além de numerosas imagens, doze telas, alfaias e um sacrário de prata. A Igreja Matriz integra o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade de Cachoeira, tombado pelo IPHAN.

O trabalho de restauração da igreja foi iniciado em 2003. A primeira etapa, que recuperou toda a parte civil, foi concluída em 2007 pelo Programa Monumenta. Cachoeiranos fizeram parte de todo o processo de restauração da igreja, como restaurador Laerte Correia, conhecido como Branquinho, que faleceu no início deste mês e configurou a etapa de restauração dos bens integrados.

“Tivemos dele a maior boa vontade, o maior aporte para o que precisasse. As pessoas sempre falam dele como um bom profissional. Foi uma grande perda para Cachoeira. Por ser cachoeirano ele tinha muito amor pelo que fazia”, relembrou Nereida Eloy, responsável técnica da restauração. Maria Isaias da Silva, tia de Branquinho, falou emocionada da dedicação dele: “Queria que meu sobrinho estivesse vivo para ver a beleza que ele fez”.

Cine Glória

Os balcões em estilo italiano foram preservados no interior
do Cine Teatro Glória. Crédito: Roberto Abreu
Comprado pelo IPHAN e restaurado para ser incorporado ao Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o prédio do Cine Teatro Glória foi apresentado à comunidade totalmente restaurado e com algumas configurações originais, como os balcões de estilo italiano no seu interior.

Luiz Fernando, presidente do IPHAN, destacou a importância do patrimônio de Cachoeira e garante mais investimentos para funcionamento do Cine Glória. “O cinema foi comprado pelo IPHAN e agora vai receber recursos para equipá-lo e funcionar como um cine-teatro. É o desafio de recuperar um patrimônio de maneira que ele seja utilizado, induzindo o processo de transformação de uma cidade”.

O aposentado Raimundo Oliveira, 69, que frequentou o cinema nos seus primórdios, relembrou com alegria dos momentos no cinema. “Meu tio, Antônio Ferreira, era porteiro do cinema e eu tinha essa facilidade de entrar. Eram passados grandes filmes, seriados, apresentações de cantores e teatro. Espero que a cidade tenha um grande proveito desse cinema”.

Cine Teatro Glória restaurado.
Crédito: Roberto Abreu
O Cine Teatro Glória fica localizado na Praça Teixeira de Freitas e foi inaugurado em agosto de 1923 como Cine Teatro Cachoeirano. Segundo o historiador Cacau Nacumento, artistas de renome nacional e internacional passaram pelo espaço na época de seu funcionamento e é referência no Recôncavo da Bahia, por ser a primeira sala de teatro criada na região.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails