quinta-feira, 15 de abril de 2010

Chuva causa transtornos em Cachoeira

Forte chuva alaga algumas áreas da cidade de Cachoeira e causa transtornos à população


O nível do riacho Pitanga elevou devido à falta de escoamento

Algumas ruas da cidade de Cachoeira sofreram com a forte chuva que caiu ultima quarta-feira, 14 de maio.
O grande volume de água ocasionou no estouro do esgoto central da Rua Cândido Conegundes Barreto, localizada em frente à Igreja dos Remédios. Muitos feirantes que estavam comercializando seus produtos, muitos instalados no chão, tiveram prejuízos, pois a água levou o que encontrava pela frente. Em Jenipapeiro, localidade próxima à saída da cidade para Santo Amaro, a chuva também causou estragos. A alvenaria que fica próxima ao Colégio Estadual da Cachoeira está cedendo aos poucos, e preocupa muitos moradores. Na região dos Três Riachos também teve alagamento e no centro da cidade a enxurrada adentrou em algumas lojas do comércio.
O que mais chamou atenção das autoridades municipais foi a elevação do nível do Riacho Pitanga, que transbordou e alagou completamente a Rua Ricardo Pereira - localizada antes do colégio. A água invadiu casas e algumas pessoas tiveram dificuldades em passar pelo local - ficando interditada para veículos. Na Praça Augusto Régis, conhecida como Pitanga de Baixo, foi construído um calçadão para proporcionar um outro espaço de comercialização para os feirantes. Mas com as chuvas, a construção mostrou ser inadequada, pois o leito do riacho foi aterrado e a obra é considerada crime ambiental. Sem ter mais por onde escoar, a água minava debaixo da laje. O calçadão estufou e alguns espaços cederam.

O volume de água que minava do calçadão preocupou muitos moradores


Visita das autoridades

O secretário de Educação (sombrinha) e o prefeito
(camisa de bot
ão azul) foram conferir os estragos de perto

A polícia militar fez uma ronda pelo local e o secretário de Obras e Meio Ambiente, Edgar Moura, também esteve presente observando o acontecido. Logo após veio o prefeito - Tato Pereira - acompanhado do secretário de Educação e Desportos, Alex Kaorner. Tato observou a situação do riacho e do calçadão e conversou com alguns moradores. Para prevenir acidentes, foram selecionados alguns servidores da Secretaria de Obras e Meio Ambiente, que isolaram a área e impediram que pessoas passem pelo local. Tato assegurou que não há perigo e que não vai demolir a laje.


* Todas as fotos são da mesma autoria da matéria

Um comentário:

Hugo Guarilha disse...

Oi, Lorena, lembro sim. Obrigado pela visita, a nova versão do reconcavo.wordpress.com ainda está nascendo... a foto não é minha não, é de um amigo do IPAC chamado Elias Mascarenhas. Vou colocar o crédito lá.

Vou acompanhar o seu blog para saber o que tem acontecido no Recôncavo!
abraços
Hugo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails