sábado, 3 de julho de 2010

Série: Gente do Recôncavo



Senhora da terra e do mar

Por Lorena Morais

Praia de Cabuçu - "berçário marinho" - uma das mais frequentadas da região


Saubara é uma cidade que fica localizada a 94 km de Salvador, no interior da Baía de Todos os Santos e próxima a foz do Rio Paraguaçu. Sua região apresenta uma paisagem diversa, composta por praias, falésias, áreas de manguezais e de Mata Atlântica com rios e cascatas¹.
A então freguesia de São Domingos de Saubara foi uma das primeiras aglomerações urbanas que deram origem ao município de Santo Amaro. Seu desmembramento ocorreu no ano de 1989, quando foi emancipada e abrigou outros distritos da sua região. O nome Saubara é na língua tupi e significa "o comedor de formigas", costume alimentício no Brasil de outrora.
A cidade é composta por vilarejos, que abrigam um grande número de pessoas e muda toda sua rotina na época do verão. Um desses lugares é o distrito de Cabuçu – na língua tupi significa maribondo (tipo de vespa) -, localidade de dona Maria Elenise de Souza, 75, ex-marisqueira da região que faz parte da nossa Gente do Recôncavo.
Dona Mariinha – como é conhecida pela família e vizinhos - foi marisqueira há 25 anos, atividade que aprendeu com sua mãe. Teve que parar seu trabalho devido à idade e complicações na visão (catarata²). Atualmente enxerga com dificuldade; e por meio da associação dos pescadores e marisqueiras ficou ciente do direito a uma aposentadoria concedida pelos seus anos de trabalho no mar. Uma vitória para dona Mariinha, que também tem dificuldades para se locomover, mas não abre mão de ficar sentada a porta conversando com vizinhos, sentindo o tempo e a brisa passar.

Dona Mariinha: Gente do Recôncavo

A vida de outrora em Cabuçu
Mariinha não foi à escola porque seu pai nunca teve interesse. Achava que as mulheres deveriam cuidar do lar e servir ao marido. No período de sua juventude em Cabuçu não esxistia energia elétrica, então os moradores do povoado comprava-se “ladin” (espécie de luminária) para iluminação. Seu pai trabalhava numa casa-fazenda, além de realizar pescaria. Ganhava o suficiente para sustentar sua mãe e seus seis irmãos.

Casamento e filhos

O cuidado aos filhos sempre foi primordial na vida dessa senhora da terra e do mar

Mora há 50 anos com seu companheiro e tem o total de 7 filhos, sendo que dois deles – um casal - moram próximo a sua residência e também trabalham com pescaria e mariscagem. Mariinha não se casou porque seu pai não teve condições financeiras, mas também não se mostrou feliz ao lado do seu companheiro, já que sofreu pelo fato do marido ingerir muito álcool - algo característico de povoados de região praieira. Não esquece também de quando em um momento de dificuldade e com uma recém-nascida ao colo, seu marido fez menção de jogar sua filha no lixo. Isso ficou marcado na vida da ex-marisqueira, que por muitas vezes tinha que batalhar sozinha para dar de comer aos filhos e construir o que até então ela considera seu maior patrimônio: a casa.

A fé
Seu lar deixava explicito a fé que seguia: o catolicismo. Tem um altar em seu quarto com imagens de santos católicos e a representação da “rainha do mar” Iemanjá – santa de maior devoção. Maria afirmou que já recebeu a visita da santa em sua casa: “Eu tava dormindo quando chegou Iemanjá, bem bonita. Eu pedi: minha mãe com as graças que a senhora tem, me dê uma casinha. Essa casa é graças a Iemanjá”, relata com uma expressão segura e feliz.

Gente do Recôncavo
Essa senhora do mar já ouviu e vivenciou muitas histórias: já viu tubarão no rio, Iemanjá, peixe bagre, trabalhou em casa de família... Mas o que ela mais gosta é a tranquilidade que seu povoado oferece. Maria Elenise viu Cabuçu crescer, hoje tem escola, posto de saúde pertinho de casa e energia elétrica. Ela é Gente do Recôncavo que muita gente desconhece. Povo que sofre, batalha e é feliz...“gosto daqui, minha felicidade é ter paz e saúde, desejo tudo de bom” (Mariinha).



_______________________

¹ Informações retiradas do livro Roteiros Ecoturísticos da Bahia - Baía de Todos os Santos, Salvador: Secretaria de Cultura e Turismo, 2000.

² Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa: catarata s.f. Med. Opacidade parcial ou total que impede a chegada dos raios luminosos à retina.

Um comentário:

Anônimo disse...

dona marinhia ja tem dois anos de falecida deus coloque sua alma em um bom lugar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails