segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Festejos da Santa Cruz em Cachoeira

Moradores do bairro Ladeira da Cadeia dão continuidade aos festejos da Santa Cruz
Por Lorena Morais

O cortejo das baianas é seguido por pessoas da comunidade. Crédito: Lorena Morais
Aconteceu na manhã do dia 12/09 a Lavagem da Santa Cruz da Ladeira da Cadeia. Ela é realizadaà 53 anos, sempre no segundo domingo do mês de setembro e representa parte dos festejos a Santa Cruz* - cruz localizada na capela e sede da Associação de Moradores  Estáveis da Ladeira da Cadeia (AMELC).
Os músicos da fanfarra chegam cedo ao local da capela para fazer o louvor e em seguida buscar as baianas - que se aprontam no terreiro de candomblé Ilé Ogodô Deí - para fazer o cortejo por algumas ruas da cidade e principalmente pela frente das igrejas da Santa Casa e Matriz (igrejas que reverenciam Santa Bárbara e Nossa Senhora do Rosário, respectivamente). O cortejo segue até às escadarias do rio Paraguaçu, onde as baianas deixam oferendas a Iemanjá e sobe  a ladeira para realizar a lavagem da capela da Santa Cruz com água de cheiro e flores, seguindo novamente ao terreiro para dar o término.
Os festejos iniciam com essa lavagem e na mesma semana (de quinta-feira a sábado) acontece o Tríduo em Louvor a Santa Cruz. A festa maior se dá no próximo domingo, dia 19, com missa na capela e apresentação do Grupo de Samba Esmola Cantada.


___________________

*Essa cruz foi colocada na frente de uma residência, a mais de cinquenta anos, por uma família católica. Ao mudar de religião, os integrantes da família pediram a um padre para retirá-la do local. Os moradores da Ladeira da Cadeia, ao saberem do fato, sugeriram que a deixasse no bairro. Então, desde 1957 são realizados os festejos em homenagem à santa Cruz, símbolo sacro no catolicismo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails