quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Era digital diminui hábito de leitura dos estudantes em Cachoeira



Estudantes não se interessam pela leitura alternativa
no município de Cachoeira. Foto: Pollyanna Macêdo
A biblioteca Ernesto Simões Filho, localizada à rua Ana Nery, tem um baixo número de frequencia comparada aos dados de matrícula  do ensino fundamental e médio no município em 2009, 8374 habitantes. No mês de setembro a biblioteca recebeu 250 visitas, média mensal de estudantes de 7 a 18 anos. Com funcionamento das 8 às 17 horas, ela oferece serviços de pesquisa em livros didáticos, além da leitura em jornais, romances e revistas em quadrinho. O espaço está aberto à comunidade civil e é utilizado também por professores do município, que realizam atividades de leitura em grupo.
Maria José de Souza trabalha a 22 anos na biblioteca e diz que o número de visitas aumenta em datas comemorativas, que é quando os professores pedem trabalhos escolares. A busca em sua maioria é por livros escolares. Leitura de romances, por exemplo, é mais difícil. “Antigamente o pessoal lia e pesquisava. Mas agora com a internet eles só fazem copiar e colar e quando veem aqui apenas tiram “xerox”. Não têm o hábito de ler”, afirma a funcionária ao receber das mãos de uma estudante um livro que pediu para fazer cópia.

Dia Nacional do Livro
Em 29 de outubro de 1810 foi transferida para o Brasil a Real Biblioteca Portuguesa e fundada a Biblioteca Nacional, que completa 200 anos nessa data homenageada como o Dia Nacional do Livro. O país passou a editar livros a partir de 1808, quando foi fundada a Imprensa Régia que editou o livro “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga. Porém, foi somente na década de 1930 que o páis teve um crescimento editorial, com a fundação da Companhia Editora Nacional, pelo escritor Monteiro Lobato, que tem uma frase muito conhecida que diz: “Um país se faz com homens e livros”.

Fonte: Blog da ESAB
Leitura no país
O Brasil é um país de 95,6 milhões de leitores declarados (que leram pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses), segundo dados do Retrato da Leitura no Brasil - principal estudo sobre comportamento do leitor no país. Essa pesquisa foi realizada com mais de 170 milhões de pessoas com idade a partir de cinco anos. Desse número, 50% lêem livros indicados pela escola e 7% estavam lendo a bíblia. A média de posse de livros no Brasil é de 25 por residência.
Em 2003 foi criada a lei 10753, conhecida como “Lei do Livro”, com objetivo de implantar políticas duradouras para o livro e leitura no país. Entre suas diretrizes, está em “assegurar ao cidadão o pleno exercício do direito de acesso e uso do livro” e “promover e incentivar o hábito da leitura”. Em 2004 foi instituído o Plano Nacional do Livro e Leitura, que busca implantar bibliotecas em todos os municípios do Brasil que ainda não tem.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails