segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Recôncavo possui cultivo de verduras em horta hidropônica

 Fundação localizada em Acupe matém técnica alternativa de cultivo raro na região

O cultivo na horta hidropônica proporciona
melhor qualidade do produto devido as condições
de instalação. Foto: Marília Marques
Acupe, distrito de Santo Amaro, possui uma horta hidropônica localizada na Fundação Dom Avelar Brandão Vilela.  De acordo com dados históricos a técnica de cultivo de plantas em soluções nutritivas (água + nutrientes) foi iniciada pelos Sumérios, povos da Mesopotâmia.

A horta hidropônica existe há cerca de dois anos e produz alface, coentro, agrião, couve e hortelã, que são utilizadas na alimentação das crianças da creche da fundação e também vendidas para as pessoas da comunidade. As verduras são plantadas numa espuma fenólica – substrato esponjoso utilizado para a germinação da semente – e como não existe o mesmo tipo de adubação que na terra, a água é composta de nutrientes como Ferro [Fe] e Nitrato de Cálcio [Ca(NO3)2] e dura cerca de 45 a 60 dias para sua germinação completa. O espaço recebe vários estudantes da região, que vão para conhecer um tipo de cultivo raro no Recôncavo da Bahia.
Jailton dedica seu tempo no cultivo da horta e
trabalha com amor pela creche e comunidade.
Foto: Marília Marques

Jailton Almeida, 23 anos, é o responsável pela horta. Mora em Acupe e já trabalhava com agricultura desde adolescente, no sítio onde morou. Através de um profissional na área, ele tomou um curso oferecido pela fundação e desde o inicio das atividades é o responsável pela manutenção e cultivo na horta hidropônica. Sabe de todos os procedimentos, que exige um tratamento especial, pois é um investimento custoso. “O segredo está na água e estrutura do local. É um trabalho cuidadoso. Tem que ter amor pelo que faz”, fala com orgulho.

De hora em hora Jailton precisa ligar a bomba para escoamento da água. Esse processo dentro da hidroponia é chamado sistema ativo, por possibilitar a circulação de nutrientes e oxigenação da solução. Apesar da plantação está protegida com telas, se faz necessária observação permanente das verduras para evitar ataque de pequenos insetos, já que o cultivo é livre de agrotóxicos.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails