segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Irmandade da Boa Morte será homenageada com lançamento de livro e videodocumentário

A Irmandade da Boa Morte existe a mais de 200 anos e
é formada por mulheres negras. Crédito: Marília Marques
O Governo do Estado da Bahia e a Secretaria de Cultura, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC e Fundação Pedro Calmon lançam nessa quarta-feira, 10 de novembro, livro e videodocumentário “Festa da Boa Morte”, na cidade de Cachoeira.
O evento conta com o apoio da UFRB e Prefeitura Municipal de Cachoeira e São Félix. O livro faz parte de um dos lançamentos da coleção Caderno do IPAC  sobre Patrimônios Imaterias reconhecidos na Bahia, para garantir a memória e difusão das manifestações culturais.
Cachoeira irá receber o primeiro lançamento, que será às 14 horas na Galeria do IPAC (Praça 25 de junho) e vai contar com exposições fotográficas, apresentação de samba-de-roda, presença das irmãs da Boa Morte, entre outras apresentações culturais. No dia seguinte (quinta-feira, 11) o lançamento de livro será na cidade de Maragojipe, que também exibirá vídeo sobre Carnaval que tem mais de 100 anos de tradição e foi reconhecido como Patrimônio Imaterial em fevereiro do ano passado (2009).

Cadernos do IPAC

Os cadernos contém em média 120 páginas de pesquisas do IPAC, que conta com a colaboração de historiadores, sociólogos, museólogos, antropólogos, fotógrafos, arquitetos e outros técnicos. Apresentando artigos inéditos em seu conteúdo, as publicações “fortalecem a relevância cultural e mística das manifestações, estimulam o turismo e diálogo internacional, e aumentam o número de visitantes nas duas regiões”, segundo dados da Assessoria do IPAC. Após o lançamento os livros serão distribuídos gratuitamente em redes públicas de ensino, universidades, entidades culturais e bibliotecas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails