sábado, 2 de abril de 2011

Coleção História da África da UNESCO será lançada em Cachoeira

Coleção da UNESCO de História Geral da África no Brasil será lançada em Cachoeira hoje, às 10h, no Auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, com a presença de representantes da UNESCO no Brasil, Ministério da Educação e Fundação Pedro Calmon, além de professores e representantes da UFRB e a comunidade em geral.

A palestra, História da África: Importância, Reconhecimento, Ressignificação, irá contar com  a presença de Valter Roberto Silvério, coordenador técnico da edição em português da Coleção, Valdemir Zamparoni especialista da UFBA e Elikia Mbokolo, historiador e diretor de estudos na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris e representante do conselho para elaboração do material pedagógico.

Após a palestra haverá um debate para discutir a importância da relação da história africana com a brasileira, que valoriza e afirma a indentidade da população, e visita a sede da Irmandade da Boa Morte e ao Terreiro de Candomblé do Ventura.

Salvador foi escolhida para sediar os debates de lançamento da coleção na Bahia e o evento teve início na manhã de ontem, na reitoria da Universidade Federal da Bahia. Através de articulações com a Fundação Pedro Calmon, Cachoeira também entrou para o cronograma de lançamento, sob coordenação do professor Juvenal de Carvalho, membro do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da UFRB, que destaca a importância do evento na cidade: "O evento seria só em Salvador, mas através da interculação com a fundação, responsável pela realização do lançamento na Bahia, conseguimos trazer para Cachoeira. É uma oportunidade rara, importante para professores e a comunidade, principalmente pelos palestrantes que estarão presentes", ressalta.

Segundo a UNESCO, a coleção "contribui para a disseminação da história e da cultura africana na educação brasileira, e também para a transformação das relações étnico-raciais no país" e será referência para a aplicação da Lei nº 10.639, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileiras nas escolas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails