quinta-feira, 3 de maio de 2012

Certificado de Distinção premia as melhores pesquisas de estudantes da UFRB em Cachoeira


Valdir, Sida e Bruno exibem os certificados de melhor
pesquisa acadêmica. Crédito: Lorena Morais
Os estudantes Bruno Machado (Cinema e Audiovisual), Sida da Silva (Serviço Social) e Valdir Alves (Ciências Sociais) do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foram premiados por seus trabalhos acadêmicos, apresentados no V Seminário Estudantil de Pesquisa do CAHL, realizado em dezembro de 2011.

A entrega dos certificados aconteceu na última quarta-feira, 6 de maio, na Fundação Hansen e contou com a presença do vice-diretor do centro Wilson Penteado, a gestora de extensão Rachel Severo Alves Neuberger e gestora de pesquisa Amaranta César.

A escolha se deu através de uma seleção realizada por uma comissão de cinco professores do centro, que tiveram alguns critérios de seleção. “A ideia é valorizar a produção discente e fazer com que essas pesquisas sejam visibilizadas e que isso possa entrar no currículo dos estudantes e mostrar que de fato a gente pode fazer boas pesquisas, desde a graduação”, destaca Penteado.

As pesquisas

Bruno Machado, com o título “A experimentação dos dispositivos: a perspectiva autorreflexiva do documentário”, pesquisou as novas experiências e dispositivos no campo dos documentários. “A pesquisa era levantar documentários que não trabalhassem somente com dispositivos artísticos, mas também com dispositivos técnicos, novas invenções de um documentário”, relatou. O projeto foi orientado pela professora doutora Rita Lima e faz parte do programa Programa de Educação Tutorial (PET) CINEMA.

Sida da Silva seguiu a linha do projeto Caminhos do Paraguaçu, de sua orientadora, a professora doutora Lúcia Maria Aquino e fez o mapeamento dos espaços culturais da comunidade de Coqueiros, distrito de Maragojipe, Recôncavo Baiano. Com o título “Turismo cultural: uma alternativa para a comunidade de Coqueiro”, a pesquisa abordou vertentes do turismo multicultural através da gastronomia, turismo náutico, étnico e territorial.

E para analisar os conflitos entre religião e política na África, o estudante Valdir Alves com a pesquisa “Moçambique em outra guerra: católicos, islâmicos, pentecostais, neopentecostais e religiões tradicionais na luta por fiéis” escreveu sobre guerras civis na região, voltado para a guerra entre religiões que interfere na vida social dos moçambicanos. Seu projeto foi orientado pelo professor doutor Osmundo Pinho.

O prêmio

O prêmio está na sua segunda edição. Ele foi criado durante a gestão de pesquisa do atual vice-diretor do CAHL. Foram 60 trabalhos apresentados no V Seminário Estudantil de Pesquisa do CAHL (2011), em que 12 foram indicados pelos orientadores e três selecionados pela comissão avaliadora.

Os anais serão publicados  na revista eletrônica CineCachoeira, do curso de Cinema, através de uma parceria entre a organização do evento e a produção da revista.

Os ganhadores consideram relevante a iniciativa do prêmio, como forma de incentivar aos trabalhos acadêmicos e elevar a auto-estima de estudantes que se dedicam à pesquisas. Como observa o estudante Valdir: “Pra mim teve um gostinho especial, até mesmo porque a escrita sempre foi a minha maior dificuldade dentro da universidade. Receber uma premiação é legitimar esse caminho que estou trilhando”. “Que isso possa estar fomentando nos outros discentes a possibilidade de estar participando de pesquisa, de estar vendo a importância da pesquisa e extensão dentro da universidade” complementa Sida.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails