quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Escultura roubada em hospital de Cachoeira é recuperada

A escultura tem 90 cm de altura, pesa cerca de 10kg
e foi vendida a R$3,5 mil.
Foto: Cacau Nascimento/Cachoeira Online
A escultura do “Deus Grego Junus”, roubada na madrugada do dia 21 de março de 2012, no jardim do Hospital São João de Deus da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, foi recuperada e devolvida ao provedor Luiz Antônio Araújo na tarde de ontem (08/08).

Testemunhas presenciaram a ação de dois homens e uma mulher, que pularam o muro do hospital e levaram a obra na mala de um automóvel Fiat Siena.

Os suspeitos são o casal de antiquários Afonso Henrique Souto de Sá e Samara Filgueiras Souto de Sá. Eles foram detidos em Santo Antônio de Jesus e confessaram o furto. Uma terceira envolvida, Cristiane Musse irá responder pelo crime de receptação. Segundo os acusados, a escultura foi vendida a ela por R$3.500,00. Com um mandato de busca e apreensão expedido pelo delegado André Alves – titular da Delegacia Territorial (DT) de Cachoeira – a obra foi encontrada na loja de Cristiane, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.

A polícia investiga um quarto envolvido no crime e se eles têm participação com o furto de outras peças na região. Todos os suspeitos vão responder em liberdade.

O patrimônio


A escultura foi esculpida em louça de Macau, do século XVIII, na cidade de Porto, em Portugal. A peça faz parte do acervo do Jardim do Hospital São João de Deus, primeiro monumento a ser tombado em Cachoeira pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). De estilo francês, o jardim foi criado no ano de 1912 e fica localizado no fundo da Capela do Hospital. Sua estrutura apresenta canteiros de desenho geométrico e grades com colunas coroadas por vasos, pinhas, cachorros e leões de louça.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails