segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Cortejo da Lavagem da Purificação homenageia Dona Canô


O cortejo da lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro levou uma multidão às ruas da cidade na manhã deste domingo (27). Em homenagem à Dona Canô, matriarca da família Veloso que morreu em dezembro de 2012, a procissão foi interrompida em frente à casa dela e o hino em louvor a Nossa Senhora da Purificação foi cantado pelos presentes, seguido de uma salva de fogos.

Logo após o cortejo seguiu para a Igreja Matriz e encerrou com a fala de representantes religiosos e o tradicional banho de água de cheiro. O desfile e a homenagem contaram com a presença de lideranças políticas, como o prefeito local Ricardo Machado (PT), eclesiásticas, povo de santo, baianas, turistas e a sociedade civil santamarense.

O cortejo encerrou na Igreja Matriz da Purificação.
Foto: Marília Marques
Pai Pote, 48, pai de santo santamarense banhou com água de cheiro moradores locais e turistas. Para ele, a festa representa “a resistência do povo negro sofrido, do povo de santo”. Na tradição afrobrasileira, o banho de cheiro é feito para tirar as mazelas. O turista de Curitiba/PR, Geraldo Dutra, 52, recebeu o banho e veio prestigiar a festa pela primeira vez. “Eu fiquei sabendo da festa em anos anteriores e este ano tive a oportunidade e vim conhecer pessoalmente. O calor humano do povo desta cidade, a tradição, a lavagem em si, é tudo maravilhoso”, falou o curitibano.

A festa também é tradição para as crianças. Felipe Alessandro, 9, é de Salvador e desde quatro anos vem conferir a lavagem com seus pais. Entusiasmado com a festa ele diz que adora a lavagem das baianas. “É só alegria!”, diz.

Após o cortejo grupos de samba de roda se apresentaram no palco principal, Gonzagão. No período da tarde, no circuito Guitarra Baiana, a animação foi garantida pelo desfile do trio elétrico da banda de pagode baiano Harmonia do Samba. Bandas se apresentaram também no palco Vinicius de Moraes (atrás da prefeitura) e no palco Bagacinho (atrás da Igreja da Purificação).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails