terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Maragojipe: Secretário exonerado chama prefeita de “incompetente” e “desqualificada”

Arivaldo Vilela foi exonerado pela prefeita Vera Lúcia após intensas divergencias
durante a gestão. Arte: RecôncavoOnline

Em portaria publicada no último dia 15 de fevereiro, a prefeita de Maragojipe, Vera Lúcia (PMDB)  declara a exoneração do secretário municipal de Educação, Esporte e Lazer, Arivaldo Vilela e nomeia nova representante, Maria Cândida Barbosa.
Em nota pública, divulgada em um blog local, o secretário exonerado explica o caso, fazendo sérias acusações à prefeita, como pagamento irregular de salários e contratos milionários. Ele diz que divergências entre ele a prefeita pode ter provocado a decisão. “Todos os dias solicitava dela a formação de uma equipe mínima para trabalhar e resolver os problemas técnicos e pedagógicos de tanta complexidade na Educação e ela diante de seu quadro de ignorância, nunca entendeu as necessidades, o que motivou várias discussões”, diz.
Vilela diz ainda que para ele, um dos principais motivos de sua exoneração foi o pedido que ele fez a prefeita de ter autonomia para fiscalizar recursos da Educação, como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Na carta pública ele utiliza termos como “incompetente” e “desqualificada” , que são direcionados à prefeita Vera Lúcia.
“Fui nomeado por força de um acordo político com características de aliciamento e compra de votos que vou denunciar”, expõe Vilela, ao falar que a gestora fez de tudo para inviabilizar o funcionamento da secretaria. O ex-secretario foi coordenador da campanha da atual gestora da cidade durante as eleições.
Nota da prefeitura
Em resposta, a prefeitura publicou nota explicando a exoneração, que atribui a diversos fatores, citando o processo seletivo para o programa Todos Pela Alfabetização (TOPA). “Como é de conhecimento público, a seleção para monitores e coordenadores do TOPA foi mal conduzida de tal forma, que gerou diversas denúncias no Ministério Público local”, diz a nota.
O início do período letivo nas escolas municipais, que foi adiado para o dia 4 de março, também estava na justificativa da prefeitura. “Por motivos não justificados, as escolas não ficaram aptas em tempo hábil para dar início ao calendário de 2013 da rede municipal, prejudicando diretamente o alunado”.
Em resposta a afirmação que Vilela fez sobre a compra de votos, a administração da prefeitura diz que “cabe à interpretação de quem lê, afinal, elas advém daquele que foi o Coordenador da campanha que elegeu a atual gestora Vera da Saúde”.
Por fim, a assessoria de comunicação diz na nota que ficou surpresa com a carta do ex-secretário e dos termos usados para se referir à gestora municipal.
CPI
Os vereadores de oposição à prefeita, em sessão realizada nesta segunda-feira (18), fizeram o pedido de abertura de um CPI (Comissão Paramentar de Inquérito), para apurar as acusações feitas pelo ex-secretario de Educação, Esporte e Lazer, Alvaro Vilela.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails