sexta-feira, 5 de abril de 2013

Homenagem ao mês do caboclo e da dança marca a edição de abril da Quarta dos Tambores

Helena Lídia abriu o Toque dos Artistas
e preparou um repertório especial para a
Quarta dos Tambores.
A 18ª edição da Quarta dos Tambores em Cachoeira, cidade do Recôncavo baiano, celebrou na última quarta-feira, 3 de abril, o mês da dança - que tem seu Dia Internacional em 29 de abril. Grupos de dança afro abrilhantaram a noite da Praça Teixeira de Freitas - centro histórico da cidade - que também teve uma ornamentação em homenagem ao mês do caboclo, com palhas e folhas verdes para o “dono da terra” no candomblé.

A programação iniciou com o Toque das Nações de Candomblé, que foi conduzido pelo babalorixá Benício Souza e o sacerdote Marcelino Oliveira, além de contar com apresentações da Mãe Iná e do ogã Buda. A segunda atração do evento foi a cantora sanfelista Helena Lídia, que preparou um repertório especial para a Quarta dos Tambores, com sucessos do extinto grupo Os Tincoãs. Ao final da apresentação da cantora, o integrante de sua banda, o percussionista e humorista Dedinho, exibiu um pouco do seu trabalho com a percussão através do solo de pandeiro.

A apresentação da Puxada de Rede do Grupo Acarbo encantou
o público presente na Quarta dos Tambores.
Foto: QuartaDosTambores/Divulgação
A celebração ao mês da dança contou com a participaçãodo Grupo Garba (Cachoeira), que apresentou o espetáculo de dança afro “Raízes, sim Senhor!”, acompanhado por percussão ao vivo. Em seguida, o maculelê e a puxada de rede da Associação de Capoeira Arte e Recreação Berimbau de Ouro (ACARBO) também fizeram parte da celebração. Para o contra-mestre Claudio Cazaes - Cacau, que conduziu o grupo, a apresentação em Cachoeira foi de “imensa satisfação”, pois se apresentaram na cidade pela primeira vez. 

A última atração veio de Maragojipe e trouxe o legítimo samba de roda do Recôncavo baiano. Também pela primeira vez na cidade, o Samba de Maragogó não deixou ninguém parado e contou ainda com a participação especial da sambadeira Dalva Damiana de Freitas, a Dona Dalva. Ela veio prestigiar o evento e foi convidada para fazer um dueto com Agnaldo Pereira, cantor do grupo. Juntos eles cantaram os sucessos do Samba de Roda Suerdieck.

Dona Dalva em dueto com Samba de Maragogó.
Foto: QuartaDosTambores/Divulgação
Homenagem póstuma

O babalorixá Benício Souza - representando a equipe da Quarta dos Tambores - fez uma homenagem à 
memória do sambador Beu do Samba, integrante do Samba de Roda Filhos do Caquende. O grupo foi o grande anfitrião do projeto e perdeu o integrante no final do mês de março, vítima de um acidente. “Não esquecemos nunca daquele que sempre participou da Quarta dos Tambores. E como sempre o grupo encerrou o evento, deixamos essa homenagem para o último momento”, destacou Benício. O grupo Samba de Maragogó dedicou uma música ao sambador com a seguinte frase: “Para nós ele está morto, mas para o samba ele nunca morreu”.

A edição de abril da Quarta dos Tambores encerrou com o último Toque das Nações em reverência aos orixás. O evento é uma realização da Comunidade do Tambor e contou com o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia e do Instituto Identidade Brasil. A próxima edição acontece em 1º de maio e promete trazer uma vasta programação para toda a família.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quero aqui prestar a minha homenagem a esse evento, por está apresentando as pessoas que são cultura e que tem um grande potencial artístico, em particular destaco a Cantora Helena Lídia pelo seu lindo trabalho.
Gostaria de aproveitar a oportunidade para prestar a nossa homenagem aqui de Uruçuca e Ilhéus a esse grande artista Adrivan Alves, conhecido por "Dedinho" que na verdade vem se destacando bastante com a sua arte musical, humorística e atlética. Precisamos a cada dia está valorizando a este grande rapaz, e dando até uma oportunidade maior a Dedinho, dando meios para que ele possa sobreviver em função da sua própria arte. Afinal, é isso que o artista precisa de apoio para que possa sobreviver com a sua própria arte. Que os governantes abram mais os olhos aos artistas e que se incrementem projetos que venham da sustentação aos artistas locais, e Dedinho pra mim é uma pessoa de grande talento regional que precisa contar com a ajuda das pessoas que governam os municípios, em fim as autoridades de um modo geral. Dedinho é um grande incentivador da cultura, da vida, pois a gente vê por aí pessoas que dispõem de seus membros superiores, mas que na realidade só sabem usar da sua força, se é que têm, para fazerem o mal e desmotivarem a quem quer fazer algo de bom e de bonito.Dedinho carrega dentro de si,uma enorme disposição, mesmo não tendo um dos membros superiores, no entanto é bom no que faz. "Não importa a sua deficiência física,o importante é a sua eficiência. Parabéns Dedinho, continue sempre com essa energia.Sou seu fã. Um grande abraço, Ed Oliveira

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails