quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cachoeira está no clima da Festa D’Ajuda

O Pregão contou com a presença de 13 veículos.
Foto: Diogo Oliveira
Foi dada a largada para os festejos de Nossa Senhora D’Ajuda em Cachoeira, padroeira dos senhores de engenho. A abertura aconteceu no último domingo, 7 de novembro, e saiu da Praça Maciel com o bando anunciador, Pregão - desfile de carroças e caminhões enfeitados que circulam pelas principais ruas da cidade. Cada associação de bairro do município ornamentou seu carro de acordo com o tema da festa: “Capela D’Ajuda já deu sinal: sinal dos anjos, sinal dos céus e sinal de promessa”. Eles também concorreram ao prêmio de melhor carro, contando os critérios de criatividade e melhor uso da temática. O bairro vencedor foi o Rosarinho, que levou para a associação o prêmio de R$500. A escolha se deu através de uma enquete realizada pela comissão da festa.
A Irmandade D’Ajuda nomeia pessoas da sociedade civil anualmente para a organização da festa, são os chamados juízes. Este ano, Ana Lúcia Fernandes, conhecida como Lúcia de Badu e Antônio Cezar Ramos estão à frente da comissão. Eles são responsáveis por arrecadar fundos, produzir logotipo, contratar músicos, padre, organizar missas, ternos, lavagem, enfim. “É recompensador, mas é muito cansativo. Tem que ter muito amor e devoção a Nossa Senhora D’Ajuda”, enfatiza Lúcia de Badu.
Amália Coronado e Obiamaka Ude são da Califórnia, Estados Unidos, e estão fazendo intercâmbio no Brasil. Elas, que vieram pela primeira vez à Cachoeira, gostaram muito da alegria que a festa proporcionou. “Gostei muito do ambiente, as pessoas tem energia e se divertem com a música. Os carros são lindos e simples ao mesmo tempo”, diz Amália, afirmando levar para o seu país além de fotos, boas lembranças.

O carro vencedor, do bairro Rosarinho, foi o que mais se adequou ao tema da festa.
Foto: Diogo Oliveira

A festa dará continuidade a partir do dia 14, com a saída do Terno do Silêncio à meia-noite. No dia seguinte haverá Lavagem do Adro da Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda e 20 de novembrob,b missa festiva e procissão em louvor à Santa. Acompanhe durante o mês o especial Festa D'Ajuda do Retrato do Recôncavo, com matérias sobre a festa de carater popular.


Programação Festa D’Ajuda 2010

Programação Religiosa

17 de Novembro (Quarta-feira)
20h00 Tríduo em louvor a N. S. D'Ajuda/ Tema: O sinal da promessa

18 de Novembro (Quinta-feira)
20h00 Tríduo em louvor a N. S. D'Ajuda/ Tema: O sinal dos anjos

19 de Novembro (Sexta-feira)
20h00 Tríduo em louvor a N. S. D'Ajuda/ Tema: O sinal do Céu

20 de Novembro (Sábado)
18h00 Missa festiva
19h30 Procissão de N. S; D'Ajuda percorrendo as ruas da cidade

Programação Festiva

07 de novembro (Domingo)
10h00 Bando Anunciador (Pregão)

14 de Novembro (Domingo)
00h00 Terno do Silêncio
11h00 Lavagem do Adro da Igreja de Nossa Sr. D'Ajuda

15 de Novembro (Segunda-feira)
09h00 Terno das Crianças
16h00 Terno do Acarajé

17 de Novembro (Quarta-feira)
17h00 Embalo

18 de Novembro (Quinta-feira)
17h00 Embalo

19 de Novembro (Sexta-feira)
17h00 Embalo

20 de Novembro (Sábado)
22h00 Grandes Atrações Musicais

21 de Novembro (Domingo)
05h00 Terno da Alvorada

23 de Novembro (Terça-feira)
17h00 Terno da Saudade

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails