segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ator Antônio Pitanga participará de evento em Cachoeira nesta quarta


Cena do filme A Grande Feira, de 1961. (Divulgação)


Cachoeira vai receber a visita do ator Antônio Pitanga na próxima quarta-feira, 29, que irá participar de um debate sobre "O negro no cinema brasileiro" no auditório do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O evento vai contar também com o lançamento da revista eletrônica CineCachoeira e da exibição do filme A Grande Feira (1961), de Roberto Pires, que integra a mostra Antônio Pitanga e o Ciclo Baiano e comemora 50 anos como um marco da cinematografia baiana.

O seminário inicia às 15h, com a participação do próprio ator, do professor da UFRB Osmundo Pinho, do antropólogo, ator e professor Antônio Godi (UEFS) e da pesquisadora Luna Nery (UFBA), que discutem a representação do negro no cinema baiano e brasileiro. 

Logo mais a noite, às 19h30min, o filme A Grande Feira será exibido na Praça da Aclamação, com debate e presença do ator. Finalizando com a parte cultural no Café com Arte (Rua 13 de Maio, ao lado da Fundação Hansen-Bahia), regrado a forró, licor e amendoim em homenagem a São Pedro.

As atividades são promovidas pelo Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB através do projeto extensão Revista CineCachoeira e Cineclube Mário Gusmão, contando com o apoio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) e da Prefeitura Municipal de Cachoeira.

O ator Antônio Pitanga

O ator Antônio Pitanga. (Divulgação)
Antônio Pitanga é um dos atores mais importantes do cinema, televisão e teatro brasileiros. O sobrenome Pitanga vem do primeiro personagem que interpretou, no filme Bahia de Todos os Santos (1960), de Trigueirinho Neto, segundo longa-metragem realizado na Bahia.

Logo depois, vem A Grande Feira (1961), de Roberto Pires, e Barravento (1962), de Glauber Rocha, que o tornaria conhecido nacionalmente.

De 1960 a 1963, Antônio Luiz Sampaio, como ainda se chamava, estreou seis filmes de longa-metragem na Bahia, tornando-se logo depois um dos atores preferidos de cineastas do Cinema Novo como Glauber Rocha e Cacá Diegues.


Confira a programação completa

Dia 29/06 (quarta-feira)
15h - Seminário O negro no cinema brasileiro. Palestrantes: Luna Nery (UFBA), Antônio Godi (UEFS), Osmundo Pinho (UFRB). Convidado especial: Antônio Pitanga. Auditório do CAHL-UFRB.
17h - Lançamento edição nº2 Revista CineCachoeira. Auditório do CAHL-UFRB.
19h30 - Sessão Cineclube Mário Gusmão: A Grande Feira (1961), de Roberto Pires. Debate após a sessão com Antônio Pitanga. Praça da Aclamação - Cachoeira.
22h – Forró, licor & amendoim. Café com Arte - Cachoeira

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails