domingo, 26 de agosto de 2012

Esmola Cantada de Cachoeira inicia atividades da Festa da Santa Cruz

O grupo cultural Esmola Cantada vão de casa em casa arrecadar
fundos para a Festa da Santa Cruz. Uma tradição que acontece há
mais de 50 anos. Foto: Lorena Morais

A Esmola Cantada da Ladeira da Cadeia, grupo cultural do município de Cachoeira, iniciou suas atividades neste domingo (26/08), levando música e percorrendo os principais pontos da cidade, com intuito de arrecadar fundos para a Festa da Santa Cruz, que acontece no mês de setembro.
A programação inicia com uma Lavagem das Baianas, que acontece no segundo domingo de setembro, dia 9. O cortejo sai do bairro, segue passando por algumas igrejas da cidade e finaliza nas escadarias do rio Paraguaçu. Logo após, na mesma semana, acontece o Tríduo em Louvor a Santa Cruz. Realizado todas as noites, de 13 a 15 de setembro, na capela e sede da Associação de Moradores Estáveis da Ladeira da Cadeia (AMELC).
A missa festiva acontece no dia 16 de setembro, que finaliza com um almoço preparado pela organização da festa e samba de roda com o grupo Esmola Cantada e convidados.
Festa da Santa Cruz
Segundo contam moradores do local, a festa iniciou quando uma cruz que ficava em  frente a uma residência de uma família católica tradicional foi retirada do local. Os moradores da Ladeira da Cadeia ao saberem do fato, sugeriram que a deixasse no bairro. Então, desde 1957 são realizados os festejos em homenagem à santa Cruz, símbolo sacro no catolicismo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails