quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ministério da Saúde fiscaliza acesso e qualidade na Atenção Básica em Cachoeira

O PMAQ avaliou acesso e qualidade da Atenção Básica no
município através de um questionário. Foto: Lorena Morais

Durante esta quinta-feira (30/08), as Unidades Básicas de Saúde de Cachoeira receberam a equipe de avaliadores do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ. A fiscalização aconteceu em todas as unidades de saúde da sede e em duas nos distritos da cidade.
A ação faz parte de um programa criado pelo Ministério da Saúde, através de uma parceria do Governo Federal, Governo Estadual e Municipal. O Programa visa melhorias na oferta de serviços básicos de saúde, para assegurar ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) maior acesso e qualidade nas Unidades Básicas de Saúde, de maneira a garantir maior transparência e efetividade das ações de governo direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o país.
Durante a visita é aplicado um questionário composto de quatro partes. “[Avaliamos] a unidade enquanto a estrutura, o acesso tanto à pessoa com deficiência e sem deficiência, a questão da manutenção e limpeza, a oferta de serviços básicos do posto para a comunidade. Entrevistamos os profissionais, para avaliar como é o andamento da equipe dentro do posto de saúde e também os usuários, para saber a satisfação referente a cada unidade”, explica uma das avaliadoras do PMAQ – que segundo as regras do programa não pode se identificar.
PMAQ
O PMAQ foi instituído em julho de 2011, através de uma portaria do Ministério da Saúde. O Programa tem por objetivo criar um padrão de qualidade nacional, regional e local para a Atenção Básica de Saúde.
Todas as Unidades Básicas de Saúde da Bahia e do Sergipe que fazem parte do programa serão avaliadas até o dia 14 de setembro, prazo estabelecido pelo MS. Nas demais será aplicado apenas um censo de observação. Os resultados serão divulgados pelo Ministério da Saúde, que pretende incrementar novos padrões e indicadores de qualidade.
A avaliação nos estados da Bahia e Sergipe está sendo coordenada pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails