quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Quarta dos Tambores ganha legitimidade no Recôncavo baiano e festeja sua edição de aniversário

Toda primeira quarta-feira de cada mês as ruas do centro histórico de Cachoeira, cidade do Recôncavo Baiano, têm um toque diferente. É o toque da Quarta dos Tambores, projeto cultural que neste mês de dezembro festeja o seu primeiro aniversário.

A 14ª edição acontece hoje, dia 5 de dezembro, a partir das 19h, na Praça Teixeira de Freitas e apresenta dois momentos. No primeiro, a programação inicia com os toques de tambor das quatro representações das nações de candomblé de Cachoeira (gêge, nagô, kêtu e angola) e no segundo momento abre espaço para apresentações artísticas e musicais do Samba de Roda Filhos do Caquende, Samba de Roda Suerdieck de Dalva Damiana, Grupo de Dança Garba e os músicos Quinho Batera e Elias Rosa. A comemoração segue também com distribuição de caruru.

O projeto tem por objetivo criar um espaço de promoção e valorização das manifestações culturais de matriz africana, além de promover o diálogo entre os grupos culturais e artistas de resistência - música, dança e outras manifestações artísticas – com as instituições de terreiros de candomblé. Os encontros acontecem toda primeira quarta-feira do mês, na Praça Teixeira de Freitas e vem ganhando legitimidade, fazendo parte do calendário de eventos culturais da cidade.

Durante um ano de realização, o maior desafio foi dar continuidade ao projeto e garantir afirmação na região do Recôncavo da Bahia. “Realizamos os encontros toda primeira quarta do mês, independente da situação que estávamos passando. Foi um desafio muito grande, principalmente pela falta de recursos. Enquanto coletivo, a gente tem a preocupação de dar autonomia aos grupos que produzem arte de resistência, porque eles mantêm essa identidade”, observa Alder Augusto, coordenador geral do projeto.



Homenagem
A edição de aniversário faz uma homenagem especial, que está presente no cartaz deste mês de dezembro. É uma caricatura da ialorixá Mãe Madalena, que morreu em agosto deste ano e foi uma das pessoas que contribuiu para a realização de diversas edições da Quarta dos Tambores. Na oportunidade, o evento festeja também o Dia do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, comemorado no dia 25 de novembro e o Dia Nacional do Samba, que foi no último dia 2.

O projeto
A Quarta dos Tambores é um projeto que iniciou em dezembro de 2011, com a proposta de preencher uma lacuna histórica e fomentar as manifestações culturais da cidade de Cachoeira. Participam dos encontros babalorixás, ialorixás, ogãs; grupos de samba de roda, capoeira, música e dança; filarmônicas e artistas independentes de cinco municípios do Recôncavo da Bahia - Cachoeira, São Félix, Muritiba, Maragojipe e Santo Amaro.

O evento iniciou através de uma produção independente realizada pelo coletivo ‘Comunidade do Tambor’, formado por representantes de terreiros do município, produtores culturais locais e estudantes da UFRB. Pela sua relevância sociocultural na região, o projeto conquistou reconhecimento e hoje conta com o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

Durante doze meses foram doze apresentações do projeto, toda primeira quarta de cada mês e uma apresentação no III Encontro de Estudos em Cultura da Bahia (EBECULT), que aconteceu no mês de maio. A ideia é juntar o maior número de músicos percussionistas e figuras representativas da cultura afro em um espaço onde todos e todas - principalmente a comunidade dos terreiros - terão a oportunidade de manifestar suas habilidades artísticas. Este processo de valorização dinamiza o cenário cultural de Cachoeira e promove o acesso do público a manifestações artísticas de raízes africanas.

SERVIÇO
O que: 14ª Edição da Quarta dos Tambores (Mês de aniversário)
Quando: 05 de dezembro (quarta-feira)
Onde: Praça Teixeira de Freitas, Centro Histórico, Cachoeira/BA
Horário: Das 19 às 23h
Custo: Gratuito
Mais informações: http://quartadostambores.wordpress.com/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails