terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Imóvel ameaça desabar no centro de Cachoeira


Na noite da última quarta-feira (5), por volta das 21h, os moradores da Praça Barão do Rio Branco em Cachoeira se assustaram com o forte barulho provocado pela queda de parte do telhado do imóvel situado ao lado da Filarmônica Minerva Cachoeirana. Por questões de segurança, uma via da rua foi interditada já que a faixada do sobrado corre risco de desabamento. A responsável pelo imóvel, não quis se pronunciar sobre o assunto.

A fachada do prédio está comprometida e corre risco de desabamento. Foto: Marília Marques

De acordo com a 7ª Superintendência Regional na Bahia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN –,  a responsável pelo sobrado solicitou em janeiro de 2009 uma vistoria técnica no imóvel para inclusão na linha de financiamento privado do Programa Monumenta. Apesar do estágio de degradação avançado constatado pelo órgão, o pedido não foi atendido por não haver nenhum edital aberto no momento. O IPHAN ainda afirma que após o período a responsável não procurou mais a instituição.

No dia seguinte ao desabamento, a técnica do IPHAN, Leila Marina, fez uma nova vistoria no imóvel e registrou o ocorrido com base no artigo 17 do Decreto Lei nº 25 da Constituição Federal que determina que “As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem, sem prévia autorização especial do IPHAN, ser reparadas, pintadas ou restauradas, sob pena de multa de cinquenta por cento do dano causado”.

Texto de Lorena Morais e Marília Marques
Colaboração de Ernesto Falcón

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails