segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Desfile anuncia a Festa do Bonfim de Muritiba; confira programação


Na tarde de ontem (13), cavalaria, pranchas (caminhões enfeitados) e bicicletas anunciaram a Festa de Senhor do Bonfim do município de Muritiba. O cortejo saiu da Praça do Bonfim e seguiu pelas principais ruas da cidade. Ao final, cavaleiros, amazonas e as bicicletas foram premiadas por sua criatividade e elegância e receberam troféus de acordo com cada categoria.

As pranchas também foram premiadas e a melhor alegoria recebeu uma gratificação no valor de mil reais em espécie. Quem levou a melhor foi a prancha “Os Baixos”, dos moradores do bairro Santana, que teve uma ornamentação voltada para as cores da bandeira do país. O segundo lugar ficou com a prancha “Samba de Roda”, do bairro Caquende, que trouxe em seu carro personagens como baianas e cabeçorras.

A prancha “Os Baixos” recebeu o prêmio de melhor carro alegórico e o “Samba de Roda” ficou em segundo lugar na premiação. Fotos: Lorena Morais/RecôncavoOnline

Durante o pregão foi anunciado a programação religiosa e profana da festa. A parte religiosa inicia no dia 25 de janeiro, com o novenário que segue até o dia 2 de fevereiro. As celebrações acontecem as 19h30, na Igreja do Bonfim. A missa penitencial acontece de 25 de janeiro a 4 de fevereiro, às 6 horas. A procissão do Senhor do Bonfim está prevista para acontecer no último dia dos festejos religiosos, com saída às 16h.

Programação Festa do Bonfim | Muritba/BA
(clique para ampliar)
A parte profana da festa segue com programação musical que acontece de 25 de janeiro a 4 de fevereiro, no palco principal na Praça do Bonfim. A programação conta com cerca de 22 atrações da cidade e também bandas e músicos do cenário baiano como Edson Gomes, banda Duas Medidas, Negra Cor, Harmonia do Samba, Viola de Doze, o cantor Kart Love e Silvano Sales (veja programação completa ao lado).

Tradição

O tema deste ano, “A cultura e tradição de um povo”, buscou resgatar a tradição cultural do município e valorizar a produção local. “Estamos tentando resgatar as figuras que perdemos - ou que nós estamos perdendo -, como o ‘segura a velha’, o bumba-meu-boi, trança-fitas, as caretas, os cães... O tema surgiu deste  ponto negativo e não podemos deixar que isso aconteça”, enfatizou Claudia Brandão, secretária municipal de Cultura, Desportos e Lazer. “O povo de Muritiba espera o ano todo por essa festa. Buscamos fazer o melhor”, completa Claudia.

A programação dos ternos e lavagens ainda será divulgada oficialmente. A festa é uma organização da Prefeitura Municipal de Muritiba através da Secretaria Municipal de Cultura, Desportos e Lazer. 

Confira outras fotos (clique na foto para ampliar):





Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails