domingo, 7 de outubro de 2012

Segurança é prioridade durante o período de votação; saiba o que pode e o que não pode


A segurança é um ponto importante durante o processo eleitoral. Preocupada com isso, a juíza eleitoral Janaína Medeiros, da 118ª zonal eleitoral, Cachoeira e São Félix comportou medidas para garantir tranquilidade durante a votação deste domingo (07).

Juíza eleitoral da 118ª zona eleitoral, Cachoeira e São Félix. Foto: Lorena Morais

A atuação da Polícia Militar será mais intensa, com dois efetivos em cada local de votação da sede e zona rural, segundo informou o sargento Riedson Almeida. “Estamos com duas viaturas na área e mais de cinco veículos para ajudar na fiscalização de toda a eleição, que acredito ser tranquila”, afirma.

A juíza solicitou também um espaço maior para comportar os possíveis detidos, caso a demanda seja maior do que as delegacias dos municípios suportam.

Prisão de eleitores

Durante o período eleitoral está vedada a prisão de eleitores até as 48h após o encerramento das eleições, com exceção de casos como flagrante delito, sentença condenatória por crime inafiançável e desrespeito a salvo-conduto.

Eleitores que fizerem propaganda eleitoral irregular serão detidos em flagrante por crime de boca de urna. “Qualquer manifestação de propaganda eleitoral, salvo alguns casos, é considerada boca de urna. Boca de urna é crime. Eu orientei a polícia para agir de imediato para qualquer indicio de que há propaganda irregular”, explica a juíza eleitoral da 118ª zona eleitoral.

A Polícia Militar mantém efetivo policial em cada local de votação. Foto/; Lorena Morais


Segundo o código eleitoral, só é permitida a manifestação individual de cada eleitor, como a utilização de broches, adesivo em tamanho padrão e bandeiras pequenas. Roupas com identificação dos candidatos, placas ou cartazes em residências e espaços públicos, distribuição de santinhos não é permitido durante o dia de votação. Também está proibido o transporte de eleitores, salvo em casos de transporte regular e em veículo próprio familiar.

Eleições em Cachoeira

No município, a juíza eleitoral acredita que as eleições serão tranqüilas. Ela afirma que o confronto entre as coligações geralmente foram processuais, através de representações. “Não houve confrontos pessoais, de agressão, como em outras cidades. Se tiveram, foram pouquíssimos. [Os candidatos] são bem assessorados e estavam sempre vigiando, fiscalizando um ao outro para saber se houve alguma violação da legislação para entrar com representação”, diz a juíza.
A contagem dos votos começa após a final da votação e ela estima que até as 21h já tenha o resultado final das eleições.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails